Akita Inu
Sabe aquela história famosa de um cachorro cujo dono morre, mas que ele fica na estação esperando pela sua chegada todos os dias? Esse cão é o Hachiko, um Akita Inu, que foi eternizado nas telas de cinema no filme “Sempre ao seu lado”, com Richard Gere, e também em várias estátuas no Japão, que é seu país de origem. O Akita Inu é uma celebridade e não é de agora. Esteve presente na história do Japão desde a época feudal, servindo como cão de caça – inclusive caçando ursos – e também como cão de companhia – por ser dócil e fofo. Em 1931 foi reconhecido como um dos tesouros nacionais do Japão.
Também esteve lutando na Segunda Guerra Mundial e quase foi extinto nessa época, quando também foi levado para a América por soldados americanos, ganhando fama por todo o globo. São cães muito inteligentes, amáveis e protetores com suas famílias. Gostam de espaço, especialmente pelo seu porte grande, mas também querem sempre ficar próximos a seus tutores, sendo extremamente leais a eles – até mesmo se impondo diante de estranhos que consideram invasores.
Essa raça é pra mim?
É recomendado que a adoção de um Akita Inu seja feita por tutores não tão iniciantes. Isso porque o cão demanda maiores cuidados, já que é de grande porte e de certo modo independente. Não que isso seja empecilho para quem nunca lidou com a raça. Mas é que precisa de atenção, já que o adestramento é um pouco mais difícil. Por ser um cão tanto de caça, quanto de companhia, com muita energia para gastar, se torna uma raça ideal para tutores e famílias ativas que gostam de passeios ao ar livre e exercícios regulares.
Características físicas
Tamanho: 64 a 70 cm (machos) e 58 a 64 cm (fêmeas)
Peso: 32 a 59 kg
Porte: Grande, de constituição robusta, bem balanceado e com muita substância
Pelo: Pelo externo duro e reto, com subpelo macio e denso. Pelo da cauda é mais longo que o do resto do corpo
Cores: Vermelho-fulvo, vermelho-fulvo com pontas pretas (sésamos), tigrado e branco Todas as cores, exceto o branco, devem apresentar o “urajiro”, que é uma pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, face ventral da mandíbula, pescoço, peito, tronco e a cauda e na face interna dos membros
Expectativa de vida: 10 a 12 anos
Comportamento
O Akita Inu é uma raça muito interessante, por ser inteligente, independente e silenciosa. É bastante leal e protetor à sua família, além de esperto. Também é protetor com aqueles que considera de seu convívio, o que pode fazer com que ataque estranhos com o qual não está acostumado. Também se dá bem com crianças, apesar de ser sempre bem-vinda a supervisão de um adulto, por se tratar de um cão de grande porte e de forte mordida. Tanto a socialização, quanto o treinamento devem ser estimulados desde filhote.
Pontos fortes:
Inteligência
Lealdade
Força
Companheirismo
Principais atividades recomendadas: longas caminhadas diárias e brincadeiras como buscar a bola que gastem sua energia.
Personalidade
Reunindo as características tanto de um cão de guarda/caça, quanto de um cão de companhia, o Akita Inu pode ser um animal dócil, calmo, fiel e carinhoso, como também corajoso, protetor e independente. São cães muito apegados às suas famílias e, por isso, bastante protetores com eles. Gostam muito da presença do seu tutor, portanto, mesmo que sejam de grande porte, mais propícios a estarem em quintais, devem ter espaço para o convívio interno do lar, junto àqueles que amam. São cachorros caçadores por natureza, então não costumam se dar bem com outros cães ou animais.
Importante saber
Saúde e bem-estar
O Akita Inu é um cão de grande porte, por isso está sujeito a algumas doenças que acometem animais desse tamanho, como a displasia coxofemoral (do quadril) e a displasia do cotovelo. Também é preciso atenção quanto à saúde ocular (atrofia progressiva da retina), problemas renais e de estômago (síndrome da dilatação volvo gástrica – GDV). Importante também atenção quanto à escovação bucal e cuidados com as orelhas e unhas.
Cuidados estéticos
Banhos frequentes não são recomendados para cães da raça Akita Inu, devido à pelagem densa. São animais muito limpos que realizam eles próprios sua higiene. No entanto, é muito importante a escovação dos pelos, uma vez que caem bastante. Procure escovas macias para promover o bem-estar do seu animal e evitar que o rastro de pelos se espalhe por toda a casa.
Treinamento
Não é tarefa muito fácil fazer o adestramento de um Akita Inu. Não que isso seja impossível, mas é que por ser muito independente, esse cão não tem muita facilidade em aceitar ordens. Se estimulados desde filhotes, podem aprender rápido, mas é bom iniciar com comandos básicos até ir ensinando novos truques, de preferência com estímulos positivos, palavras carinhosas e petiscos de recompensa. Importante ter paciência e apostar nas repetições para dar certo.
Nutrição
O Akita Inu é um comilão. Tem um apetite voraz, especialmente por sua condição física, força e energia, que demandam muitos nutrientes. Por isso, é importante ficar atento a uma dieta equilibrada, com a introdução tanto de rações específicas para a raça, quanto para a introdução de alimentos. O médico veterinário pode indicar uma boa dieta para manter seu animal saudável e satisfeito.