Beagle
Difícil não se apaixonar por um Beagle! Não é por menos que a raça foi escolhida para representar personagens famosos de desenhos infantis, como o Snoopy e o Oddie, amigo do Garfield. São cães muito carinhosos com seus donos, amigos, aventureiros e leais. Por tanto carinho, foram inclusive escolhidos para serem companheiros da rainha Elizabeth I, da Inglaterra, ao que na época eram chamados de Beagle de Bolso. Aliás, a raça tem origem naquele país e foi muito utilizada como cães farejadores e caçadores, dado ao seu olfato extremamente eficaz, capturando sobretudo lebres.
Esse olfato apurado também garantiu que fossem utilizados em ações de segurança, sendo muito comuns ainda em aeroportos, nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Mas apesar de toda essa história ligada ao olfato, é no paladar que se garantem como bons comilões que são! Por isso, é importante gastar toda essa energia em passeios para não ficarem gordinhos. São barulhentos e um pouco teimosos, mas um lar que ganha um Beagle nunca mais é o mesmo, porque uma rotina de alegria passa a tomar conta de toda a casa assim que eles se apresentam.
Essa raça é pra mim?
O Beagle é um ótimo cão para famílias que têm paciência, tempo e disposição para brincar! Muito enérgicos, afinal, foram criados como raça de caça, os Beagles gostam de correr, farejar e explorar novos espaços. Não gostam de ficar muito tempo sozinhos, ou seja, é preciso certa dose de dedicação para evitar que se tornem destruidores. No entanto, são muito alegres, descontraídos e barulhentos. Latem bastante, mas são dóceis mesmo com estranhos. Apesar da possibilidade de serem criados em apartamentos, seu ambiente ideal é uma casa média, com quintal, para poderem ter espaço a ser desbravado. Mesmo assim, uma boa caminhada com coleira – porque são habilidosos em fugir – ajuda a não se tornarem obesos, já que também são bons de boca e muito gulosos!
Características físicas
Tamanho: 33 a 40 cm;
Peso: 10 a 11 kg;
Porte: Cão médio. Robusto, de construção compacta. Dá impressão de qualidade sem ser grosseiro. Possui orelhas longas de extremidades arredondadas;
Pelo: Curto, denso e resistente à chuva;
Cores: É um cão geralmente tricolor, com predominância do preto, marrom e branco. Também aparece nas combinações azul, branco e marrom; manchas cor de texugo (fios acinzentados e amarronzados); manchas cor de lebre (um tom de bege); manchas cor limão (um amarelo pálido, próximo ao creme); limão e branco; vermelho e branco; marrom e branco; preto e branco; todo branco. Com exceção do todo branco, as cores acima mencionadas podem ser encontradas como manchas mosqueadas. A extremidade da cauda deve ser branca;
Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Comportamento
O Beagle é extremamente companheiro e feliz. Muito enérgico, gosta de explorar, inclusive lugares novos, já que seu olfato está entre os mais apurados do mundo canino. Pode se dar bem com estranhos, apesar de latir muito quando os encontra. Também é um bom companheiro para famílias, inclusive com crianças. Pode ser criado com outros animais, desde que acostumado quando filhotes.
Pontos fortes:
Curiosidade
Alegre
Aventureiro
Fofura
Dócil
Enérgico
Principais atividades recomendadas: caminhadas de pelo menos meia hora por dia e cerca de dois quilômetros, no mínimo. Jogos e brinquedos que envolvam cheiros também são recomendados.
Personalidade
Assim como a maioria dos cães de caça, os Beagles gostam de ser livres e independentes. Então, espere um companheiro que goste bastante de brincar e correr (muitas vezes pela rua!). Coleira e guia são essenciais aqui. Também são muito comilões, pela energia que têm e pela que gastam. Mas é importante dar atenção a eles para não se tornarem destruidores. São um pouco teimosos também, já que seu foco muitas vezes está nos muitos cheiros do ambiente ao qual estão atentos.
Importante saber
Saúde e bem-estar
O Beagle é um cão geralmente saudável, mas com um problema muito comum que é a obesidade, caso não gaste toda a energia que possui. Os cães dessa raça podem apresentar alguns problemas no quadril e no coração (por má formação genética). Por isso é importante o acompanhamento veterinário desde filhotes para identificar essas doenças precocemente, caso estejam presentes.
Cuidados estéticos
É fácil cuidar de um Beagle, porque ele não requer muito cuidado quanto à higiene. Geralmente banhos são realizados uma vez por mês ou até de dois em dois meses. Costumam ser muito limpos e perdem pouco pelo. Mas uma escovação semanal, com escova para pet de qualidade, pode ser o ideal para deixar o animal e sua casa livre de pelos mortos. É muito importante dar atenção à saúde bucal, com produtos adequados de limpeza e higiene, para evitar o tártaro.
Treinamento
Infelizmente os Beagles são considerados uma das raças mais difíceis de se treinar, dada sua energia e espírito livre. Mas não quer dizer que seja impossível. É recomendado que esse treinamento seja feito ainda filhote, da mesma forma como a socialização com outros animais.
Nutrição
A dieta de um Beagle deve ser balanceada, com rações adequadas a cada idade do animal. Por ser um cão que ganha sobrepeso com facilidade, rações Premium são recomendadas, de preferência com acompanhamento de um veterinário que possa fazer a indicação da quantidade ideal para cada momento de vida do Beagle. Petiscos caninos também são muito bem-vindos e podem inclusive ajudar no treinamento e na movimentação.