Border Collie
Você já deve ter visto o Border Collie nos cinemas, especialmente em filmes que se passam no campo e têm rebanhos de ovelhas ou outros animais que necessitam de pastoreio. Isso porque desde antigamente, quando existiam apenas no Reino Unido, eram usados como cães pastores, percorrendo grandes distâncias e ajudando na lida na fazenda. Ganharam o mundo a partir de sua disseminação na América, sobretudo com a vinda de imigrantes ingleses para o oeste dos Estados Unidos.
São também considerados animais muito inteligentes, talvez a raça mais inteligente dentre os cachorros, o que faz deles muito capazes na realização de tarefas diversas, desde que devidamente adestrados, inclusive na função de cão de guarda. Alegres, brincalhões e muito fofos, os Border Collies têm energia para dar e vender, exigindo de seus tutores muita atenção e a realização constante de atividades físicas e brincadeiras. Adotam com muito carinho as famílias que os acolhem e também os defendem com unhas e dentes, afinal é o rebanho que está aos seus cuidados, o seu lar.
Essa raça é pra mim?
Para ter um Border Collie em casa, é preciso ter fôlego, energia e criatividade! Mas calma, não quer dizer que é um cachorro difícil de ser criado. É que o fato de ser muito inteligente e ter muita energia vai demandar de seu tutor maior atenção quanto às atividades diárias com seu companheiro. Então a raça é para você que gosta de um cachorro ativo e participante, mas que tem disposição para corridas, andanças e brincadeiras.
Características físicas
Tamanho: 53 cm (fêmeas são ligeiramente menores);
Peso: 12 a 20 kg;
Porte: Médio. De aparência atlética. Cauda moderadamente longa, bem guarnecida de pelos e ponta curvada para cima. Contorno gracioso;
Pelo: Duas variedades: moderadamente longa e curta. Em ambas, a cobertura é densa e de textura média, subpelo macio e denso que os protege de intempéries. Na variedade moderadamente longa, a abundância de pelos forma uma juba, culotes e pincel;
Cores: Variedades de cores permitida, exceto predomínio de branco. Mais comum é a pelagem bicolor (branco e preto). Também se apresentam tricolor, variações de castanho e marrom;
Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Comportamento
O Border Collie é muito inteligente e sabe conquistar as coisas que quer. Tanto que desde o passado foi muito utilizado como cão de pastoreio, uma vez que consegue dominar rebanhos, especialmente de ovelhas, sem muito esforço. Há quem diga que tem o olhar hipnótico que faz com que alcancem seus objetivos, inclusive com seus tutores. É extremamente leal, companheiro e esperto!
Pontos fortes:
Inteligência
Lealdade
Agilidade
Excelente guardião
Obediência
Principais atividades recomendadas:caminhadas e até corridas. Gostam muito de brincadeiras que estimulem agilidade e inteligência.
Personalidade
Os Border Collies requerem atenção, porque são muito ativos e espertos. Costumam ser sociáveis, apesar de estarem sempre alertas com situações estranhas, protegendo seus tutores, os quais arrebanham e pastoreiam, de certo modo. Também gostam de crianças, mas geralmente mais crescidas e podem até se adaptar com outros animais, desde que acostumados desde filhotes. São cães que têm tendência a pastorear até outros bichos. Como são muito ativos, se não estimulados, podem ficar entediados e se tornar destruidores. São excelentes em aprender e adestrados com facilidade.
Importante saber
Saúde e bem-estar
Por ser um cão muito ativo, acostumado a atividades físicas, o Border Collie costuma ter uma saúde invejável. No entanto, pelo porte da raça pode apresentar alguns problemas no quadril, como a Displasia coxofemoral (espécie de encaixe errado dos ossos do quadril), além do mesmo problema no cotovelo. Atenção também aos olhos, pois podem apresentar distúrbios como o CEA (Collie Eye Anomaly), uma doença genética que pode atrapalhar a visão do seu cachorro. Presença de secreção nos olhos, vermelhidão e coceira podem ser indicativos de que o médico veterinário precisa ser consultado.
Cuidados estéticos
Apesar de não requerer muitos banhos constantes, a higiene do Border Collie precisa de atenção, por ser um cão muito peludo, que perde pelos com facilidade, especialmente em regiões de clima quente, como o Brasil. Para isso, a escovação diária é muito importante para manter os pelos limpos e brilhantes. A escovação dos dentes (de duas a três vezes por semana) e o cuidado com as unhas (aparar pelo menos uma vez ao mês) também são hábitos que ajudam no bem-estar do seu cão, além de deixá-lo ainda mais bonito.
Treinamento
Estimular o Border Collie é importante para que cresça um cão inteligente, ágil e ativo. Por isso, o adestramento deve ser realizado desde filhote e mantido até a vida adulta, seja ensinando novos truques ou mesmo realizando novas brincadeiras. É um cão que aprende fácil diferentes comandos e inclusive compete em torneios específicos para a raça por ser injusto seu nível em comparação a outros cachorros.
Nutrição
O Border Collie é um cachorro com muita energia. Por isso, é importante um cuidado especial com a alimentação do seu animal. Rações adequadas para cada faixa etária são a base para uma dieta equilibrada e saudável. Também é recomendado o uso de petiscos, especialmente como recompensa para tantos truques que o Border Collie pode aprender e demonstrar.