Boxer
A princípio ligeiramente atrapalhados, os Boxers são cães muito cheios de energia, brincalhões e amorosos. Às vezes são muito apegados aos tutores, que consideram da família. Por isso, são muito utilizados como companhia em lares, sobretudo com quintal, já que se trata de cães de porte médio. Originalmente da Alemanha, são descendentes diretos de cães caçadores (Bullenbeisser misturado com Buldogue) – mais um ponto positivo quanto à sua guarda. Porém, a raça foi se tornando cada vez mais dócil, sem deixar de lado a preocupação territorialista com seus próximos. Foram utilizados inclusive na Segunda Guerra Mundial, ajudando tropas nos campos inimigos. Sua cara mascarada, no entanto, não engana ninguém. São no fundo muito simpáticos e queridos, figurando em muitos lares, como parte da família mesmo.
Essa raça é pra mim?
O Boxer é um ótimo cão para famílias. Ele as adota como se fosse a sua e ai de quem se atrever a chegar perto! É um cão muito utilizado para guarda e proteção, porém altamente amoroso e enérgico. Deste modo, é uma boa opção para famílias com muitos membros, já que gosta de brincar e tem muita energia de sobra. A socialização é um ponto importante, já que não tolera estranhos.
Características físicas
Tamanho: 57 a 63 cm (machos) e 53 a 59 cm (fêmeas);
Peso: 25 a 32 kg;
Porte: Médio, compacto e robusto. Tem construção quadrada e ossos fortes, com musculatura seca, fortemente desenvolvida e nitidamente definida. Sua movimentação é enérgica, poderosa e nobre;
Pelo: Curto, duro, brilhante e bem assentado;
Cores: Fulvo (dourado), indo do amarelo claro ao vermelho escuro, ou tigrado. Possui máscara preta. Há cães brancos, considerados albinos e fora do padrão por órgãos oficiais;
Expectativa de vida: 10 a 12 anos.
Comportamento
É muito inteligente, porém o Boxer demora a amadurecer – cerca de três anos. Por isso, é tido como brincalhão. No entanto, engana-se quem pensa que ele é todo amores. Ele é, mas com sua família, seus tutores. Com estranhos pode ser agressivo, já que seu senso de proteção e guarda é altamente aguçado.
Pontos fortes:
Brincalhão
Enérgico
Excelente guardião
Espírito protetor
Principais atividades recomendadas: brincadeiras no quintal de casa e passeios no entardecer ou no começo da manhã.
Personalidade
O Boxer é um cão que preza pela família. Isso significa que se dará bem com todos aqueles que são do seu círculo de convívio, mesmo crianças e outros animais. Isso desde que seja apresentado à socialização ainda filhote. Por ser muito brincalhão e atrapalhado, é comum as pessoas acharem que é manso com todos. Mas, ainda assim, é preciso redobrar cuidado com visitas, já que seu instinto de proteção é muito aguçado.
Importante saber
Saúde e bem-estar
Alguns cuidados especiais quanto à saúde são importantes para o Boxer. Este cão possui porte desnivelado, já que as patas dianteiras são maiores que as patas traseiras, o que pode ajudar a desenvolver uma doença chamada displasia do quadril. Além disso, costuma ter problemas no coração, sendo sujeito a miocardiopatia (gerando arritmias), e doenças de pele, como verrugas (predisposição ao câncer de pele). Por tudo isso, é importante fazer sempre o acompanhamento do seu Boxer com um médico veterinário. É bom notar que também não são tolerantes a temperaturas extremas, como muito calor ou muito frio.
Cuidados estéticos
É um cão considerado relativamente limpo. Seu pelo curto favorece a manutenção da higiene e apenas algumas escovadas são necessárias para retirar o acúmulo de pelos caídos. Banhos quinzenais são recomendados. Atenção quanto às unhas, já que costumam crescer rápido e, caso não sejam cortadas, podem machucar tanto o animal quanto seus tutores.
Treinamento
O adestramento precoce é muito importante para conter o instinto territorialista do Boxer e, ao mesmo tempo, fortalecer seus laços com sua família/tutores. O uso de biscoitos para o treinamento como forma de recompensa pode auxiliar a formar um cão treinado e respeitoso.
Nutrição
É importante levar em consideração o porte médio do Boxer ao comprar rações específicas para o animal. Existem rações destinadas à raça, bem como petiscos. Por ser um cão de muita energia, é interessante consultar um médico veterinário que o ajudará a construir uma dieta equilibrada e que atenda suas demandas nutricionais.