Cane Corso Italiano
Cane Corso Italiano
Raça: Cane Corso Italiano
Nome no país de origem: Cane Corso Italiano
Classificação FCI/CBCK: Grupo 2
Pincher, Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suíços e raças assemelhadas Cão de guarda, cão leal, o cão dos exércitos romanos. O Cane Corso Italiano tem um passado ligado à Itália e aos grandes generais romanos, sendo descendente direto da raça Canis Pugnax, utilizado em brigas de cães da Antiguidade. Mas diferente de seu antepassado, a raça se desenvolveu obediente e amigável, sendo bastante utilizada em fazendas ou como cães de guarda. Aliás, são extremamente leais a seus tutores e inclusive se dão bem com crianças, desde que treinados e socializados desde filhotes.
Também chamado de Cane di Macellaio, Branchiero Siciliano e Mastiff Italiano, quase chegou a ser extinto na própria Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, mas algumas pessoas apaixonadas pela raça conseguiram perpetuar o Cane Corso Italiano, que migrou para outros países, desde a Europa até chegarem ao Brasil. Um fato curioso é que no Brasil a raça foi introduzida pelo apresentador de televisão Fausto Silva, conhecido como Faustão, que mandou trazer os cães diretamente de Roma em 1997. É um cachorro gigante no tamanho e na história, com um coração ainda maior para quem o adota e o leva para sua família.
Essa raça é pra mim?
O Cane Corso Italiano é uma raça para pessoas que querem um grande – muito grande – companheiro, leal e protetor, mas que tem espaço na rotina para cuidados como caminhadas diárias e exercícios. Também necessita de espaço, por ser de grande porte, o que faz dele um cão não recomendado para apartamentos ou casas sem quintal. São considerados cães maduros e tranquilos, sem grandes exigências quanto a cuidados de saúde e higiene, mas que são territorialistas e super protetores.
Características físicas
Tamanho: 64 a 68 cm (machos) e 60 a 64 cm (fêmeas)
Peso: 40 a 50 kg
Porte: Médio para grande. Cão robusto e vigoroso, contudo, com alguma elegância.
Músculos esguios e poderosos
Pelo: Curto e brilhante. Muito denso com um leve subpelo de textura vítrea
Cores: Preto, cinza chumbo (azul), cinza ardósia (azul), cinza claro (azul), fulvo claro; fulvo escuro e vermelho veado; cor escura do trigo; tigrado preto, tigrado cinza (azul).
Em cães tigrados fulvos as listras podem ser de diferentes tonalidades; em cães fulvos e tigrados a máscara preta ou cinza (azul) no focinho não deve ultrapassar a linha dos olhos
Expectativa de vida: 10 a 12 anos
Comportamento
Apesar de parecerem ferozes pelo seu tamanho avantajado e sua cara de sério, os cães da raça Cane Corso Italiano são amigáveis e fiéis a seus tutores. No entanto, como excelentes cães de guarda que são, tem instinto territorialista e de proteção aguçados, fazendo com que possam estranhar desconhecidos e outros animais aos quais não foram apresentados anteriormente. Devidamente adestrados e treinados são muito amáveis, inclusive com crianças.
Pontos fortes:
Força
Proteção
Fidelidade
Obediência
Principais atividades recomendadas: são adeptos a caminhadas diárias e brincadeiras que envolvem força para gastar toda a energia que possuem. No mínimo 45 minutos de atividades por dia são recomendados para mantê-los ativos e saudáveis.
Personalidade
Considerada uma raça tranquila, o Cane Corso Italiano é bastante amigável com seu círculo de convivência, mas possui um instinto de proteção aguçado. É muito importante para isso adestrá-lo desde filhote para aprender a obedecer ordens e também ser estimulado à socialização com outras pessoas e animais. É muito inteligente e aprende rápido. Pode ser ciumento com outros pets.
Importante saber
Saúde e bem-estar
O Cane Corso Italiano costuma ter boa saúde. Podem ser afetados por problemas que acometem cachorros de médio e grande porte, como a displasia de quadril (desgaste das articulações). Por isso, é sempre bom observar o comportamento do animal e sinais de problemas no caminhar ou correr. Na dúvida, sempre consulte um médico veterinário. Vale observar também que é acostumado com o frio, mas não se adapta bem ao calor excessivo, o que pode causar alergias em sua pele.
Cuidados estéticos
Considerado um cão de fácil cuidado, o Cane Corso Italiano não necessita de muitos banhos. O recomendado é a cada três meses, a não ser que esteja muito sujo. A escovação semanal dos pelos basta para remover fios soltos e manter o pelo brilhoso. É recomendado usar escovas específicas para pelos curtos e duros. Vale atenção também com o cuidado junto aos dentes, com escovação de duas a três vezes por semana, e o corte das unhas, até duas vezes ao mês, para evitar que o animal se machuque.
Treinamento
O treinamento de um cão da raça Cane Corso Italiano é fundamental para o animal desenvolver a socialização e a obediência. Truques podem ser ensinados em casa, como buscar objetos ou comandos de sentar e dar a pata. Mas o acompanhamento de um especialista pode fazer toda a diferença em um treinamento mais aprofundado.
Nutrição
Por se tratar de um cão de grande porte, é muito importante que o cão da raça Cane Corso Italiano receba alimentação adequada para manter-se saudável e feliz. Rações Premium e Super Premium adequadas à raça são altamente recomendadas. Uma consulta ao veterinário também pode ajudar a definir a dieta ideal para o seu companheiro.
O que as pessoas mais buscam sobre a raça
É permitido ter um Cane Corso no Brasil?
Sim. A raça é permitida no Brasil. Apesar de não ser muito popular no País, são apreciados por sua lealdade, proteção, inteligência e obediência.
O que saber antes de ter um Cane Corso?
O cão da raça Cane Corso Italiano demanda espaço por ter grande porte. O ideal são casas com grandes quintais, incluindo grama ou terra para que gastem energia e desenvolvam seu potencial territorialista. Além disso, é bom ter em mente que será necessária atenção para atividades de rotina como caminhadas junto ao animal.
Quem vence, Cane Corso ou Rottweiler?
Em termos de força na mordida, o Cane Corso Italiano possui uma das maiores entre os cães, com força de 700 PSI, o que corresponde aproximadamente a 49,2 kgf/cm. Fica atrás apenas do Bandog e do Kangal. Ou seja, ganha do Rottweiler.
Como identificar Cane Corso original?
Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK), algumas características são exigidas para o padrão oficial da raça do Cane Corso Italiano, entre elas que o cão seja retangular em seu contorno e ligeiramente mais longo que alto, com cabeça grande e tipicamente molossóide. Possui trufa preta, focinho forte e quadrado, olhos de tamanho médio e orelhas triangulares, não cortadas.
O que as pessoas que têm um Cane Corso Italiano em casa costumam comprar para
eles?
As pessoas que têm um Cane Corso Italiano em casa costumam comprar brinquedos fortes e resistentes para passar tempo com seu cão, uma vez que são muito brincalhões e fortes. Como não gostam de calor excessivo, também são adeptos de tapetes frios e casas de cachorro com boa cobertura.
Dica da Casa
O Cane Corso Italiano é muito adepto a passeios e caminhadas com seus tutores. No entanto, por serem cães grandes e protetores, é muito importante estarem sempre em coleiras resistentes para evitar que se desprendam e causem sustos inesperados em outras pessoas ou animais na rua.