Chow Chow
O Chow Chow é um cão muito especial. É tão diferente que muitos dizem que é quase um gato! Isso se dá em razão do seu comportamento independente, muitas vezes até solitário e frio. Sua origem é incerta, porque é uma das raças mais antigas do mundo. Apesar disso, os registros mais remotos apontam para a presença do cachorro em cerâmicas chinesas de dois mil anos atrás.
Naquela época, eram usados como cães de guarda, caça e até para puxar carruagens. Apesar dessa história toda, veio parar no Ocidente só no final do século XVIII, tendo caído no gosto até da Rainha Vitória, da Inglaterra. Há fãs inclusive no Brasil, que enxergam o Chow Chow como um quase urso de pelúcia, com um detalhe bastante peculiar: a língua azul, que é bem característica da raça e que muda do rosa para o tom azulado a partir dos seis meses de idade.
Essa raça é pra mim?
Se você é uma pessoa que curte ter a companhia de um cachorro em casa, mas sem toda a carência típica dos cães, o Chow Chow é perfeito para você. Não que ele não necessite de atenção. É que por ser mais quieto e independente, o Chow Chow não demanda muitos exercícios e brincadeiras. No entanto, é preciso encaixar um tempo na sua rotina para os cuidados com higiene e bem-estar, já que o Chow Chow possui muito pelo e precisa de escovação rotineira para evitar nós em sua pelagem.
Características físicas
Tamanho: 48 a 56 cm (machos) e 46 a 51 cm (fêmeas);
Peso: 18 a 31 kg/
Porte: Grande. Ativo, compacto, lombo curto e acima de tudo bem equilibrado, de aspecto leonino, digno e orgulhoso; bem estruturado; a cauda é claramente portada sobre o dorso;
Pelo: Pode ser áspero (abundante, denso, reto e eriçado, com o subpelo suave e lanoso) ou liso (curto, denso, reto, plano, íntegro, não achatado, de textura felpuda como pelúcia);
Cores: Preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco (sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é frequentemente mais clara). A língua preto-azulada é característica;
Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Comportamento
O Chow-Chow é um cachorro muito independente e reservado. Há quem diga que seu comportamento parece com o de um gato. Exagero! É que curtem seu próprio espaço. Mas costumam ser muito leais a seus tutores, sendo também bastante protetores. Tendem a ser um pouco preguiçosos também. Já falamos que parece um gato?
Pontos fortes:
Independência
Lealdade
Beleza
Fofura
Principais atividades recomendadas: pequenos passeios são recomendados para socialização, desde filhotes. Apesar de não serem muito adeptos a exercícios, é importante ter o mínimo de atividades para não se tornarem muito preguiçosos.
Personalidade
Apesar do Chow-Chow ser quase um urso de pelúcia, de tão fofo, ele não é tão adepto a abraços apertados e carinho em excesso. Talvez por isso, os cães dessa raça sejam um pouco ariscos com crianças ávidas por acariciar sua juba de leão. Não quer dizer que não tolerem amor de seus tutores. Mas é que tendem a ser mais distantes e ficarem curtindo seu próprio espaço. Importante que a socialização seja treinada e estimulada desde filhote para que se acostumem com crianças. Apesar de ter um porte razoavelmente grande, se adaptam bem em apartamentos.
Importante saber
Saúde e bem-estar
A saúde do Chow-Chow é um ponto de atenção. Como boa parte dos cachorros médios, está sujeito a problemas no quadril, como a displasia. Atenção também aos olhos, sobretudo ao entrópio, doença que a pálpebra fica invertida e causa irritações. Caso apresente vermelhidão ou olhos lacrimejantes, é importante levar ao veterinário assim que possível.
Cuidados estéticos
Muita fofura pela grande quantidade de dobrinhas e pelos significa atenção às tosas, aos banhos e também em deixar o animal seco para evitar o aparecimento de fungos ou dermatites em sua pele. Banhos e tosas pelo menos uma vez por semana ou a cada quinze dias! É importante também atenção às orelhas para evitar o acúmulo de cera, bem como às unhas, aparando de uma a duas vezes por mês, já que estas crescem rápido.
Treinamento
Por ser um cão de pouca atividade, passeios curtos são importantes. Estabelecer uma rotina de atividades desde que o Chow-Chow ainda esteja filhote é importante para estimulá-lo. Mas, atenção! Não exagerar nas caminhadas. Meia hora a 45 minutos diários estão de bom tamanho.
Nutrição
É muito importante fazer um acompanhamento da ração oferecida ao Chow-Chow e que as quantidades e o tipo dela estejam equivalentes à idade do cão. Distribuir esses alimentos ao longo do dia também é importante para evitar picos de hipoglicemia, especialmente enquanto filhotes. Petiscos e guloseimas são bem-vindos como complementos.