Cocker Spaniel Inglês
Cocker Spaniel Inglês
Raça: Cocker Spaniel Inglês
Nome no país de origem: English Cocker Spaniel
Classificação FCI/CBCK: Grupo 8
Retrievers Levantadores e Cães D’Água O Cocker Spaniel Inglês é uma daquelas raças que arrancam suspiros em seus tutores, tanto pelo carinho e amor que entregam, quanto pela beleza de seus longos pelos delicados, que chegam a formar um tapete quando deitados. A raça tem origem na Espanha, descendente dos Spaniels, cães utilizados para a caça de aves na Idade Média. Ao longo do tempo, foi se diferenciando de outros Spaniels, como os Springers, maiores e utilizados em jogos de caça. Os Cockers foram levados para a Inglaterra, no século XIX e se popularizaram por todo o mundo. Chegaram, inclusive, a protagonizar um dos clássicos das animações dos estúdios Disney, em A Dama e o Vagabundo, no qual a Dama é uma Cocker Spaniel.
Passou ainda por mais uma diferenciação naquele país, quando criadores desenvolveram mudanças que originaram o Cocker Spaniel Americano, cuja cabeça é menor e em formato de abóbora. Mas o Cocker Spaniel Inglês tem espaço no coração de tutores mundo afora, cativando-os com seu jeito ativo, único e especial. Um turbilhão de emoções, assim como a agitação que é característica da raça.
Essa raça é pra mim?
Pessoas que gostam de cachorros animados, cheios de energia para brincar e passear, podem apostar na companhia de um Cocker Spaniel Inglês. Eles literalmente não param quietos, com seus rabos sempre agitados no ar, ávidos por uma atividade. São cães extremamente inteligentes e carinhosos, mas também carentes, o que exige atenção especial de seus tutores. Se for uma família com crianças que gostam de animais, o Cocker Spaniel Inglês é um cão perfeito para o seu lar!
Características físicas
Tamanho: 39 a 41 cm (machos) e 38 a 39 cm (fêmeas)
Peso: 13 a 14,5 kg
Porte: Alegre, robusto, esportivo, bem balanceado; compacto
Pelo: Liso, de textura sedosa, jamais de arame ou ondulado, não muito abundante e nunca encaracolado. Bem franjado nas pernas anteriores, corpo e pernas posteriores acima dos jarretes Cores: Cores sólidas (preto, vermelho, dourado, fígado/chocolate, preto e castanho, fígado e castanho). Particolores (bicolores, preto e branco, laranja e branco, fígado e
branco, limão e branco). Tricolores (preto, branco e castanho; fígado, branco e castanho). Ruões (azul ruão, laranja ruão, limão ruão, fígado ruão, azul ruão e castanho, fígado ruão e castanho)
Expectativa de vida: 12 a 14 anos
Comportamento
Pelo seu passado de caçador de aves, o Cocker Spaniel Inglês é curioso e até valente em certo ponto. Não que vá ser um cão de guarda, mas é muito fiel à sua família, latindo muito para qualquer sinal de estranheza. São meigos e brincalhões. Muito sociáveis, inclusive com crianças e outros animais. Por isso, não é recomendável que fiquem muito tempo sozinhos, pois podem se tornar destruidores. Em geral, se adaptam bem a qualquer estilo de lar, seja casa ou apartamento.
Pontos fortes:
Curiosidade
Companheirismo
Energia
Afeto
Brincalhão
Principais atividades recomendadas: passeios são sempre bem-vindos para atender o espírito aventureiro e destemido do Cocker Spaniel Inglês. Adoram parques e jardins, além de brincadeiras que envolvam brinquedos e estimulem a atividade física, como correr e apanhar objetos.
Personalidade
O Cocker Spaniel Inglês é um cachorro agitado e curioso. São cães que costumam ser meigos até mesmo com pessoas de fora de seu círculo de convivência, incluindo outros pets. Gostam muito de interagir, colocando-se no meio das situações em que seus tutores estiverem, exigindo atenção e carinho.
Importante saber
Saúde e bem-estar
A saúde do Cocker Spaniel Inglês requer cuidados especialmente relacionados às possibilidades de displasias de quadril (problema no encaixe da articulação que pode ocasionar dor), bem como de luxação da patela (comprometendo articulação dos joelhos nas patas traseiras). Muita atenção também às orelhas, que devem ser limpas com frequência. Por serem caídas e com muito pelo, podem desenvolver fungos e otites. Os olhos também precisam de cuidados, pois a raça tem propensão a desenvolver problemas oculares como catarata, glaucoma e atrofia da retina. As idas periódicas ao veterinário são fundamentais.
Cuidados estéticos
O lindo tapete de pelos que o Cocker Spaniel Inglês carrega exige também muitos cuidados de seus tutores para que os fios não cresçam embaraçados e acabem causando dor ao animal. Escová-los é regra número um para quem tem um cão da raça em casa e essa escovação precisa ser diária, no caso do Cocker Spaniel Inglês. Adotar cremes específicos para pelos longos também pode ajudar na manutenção do brilho e limpeza dos pelos. Já os banhos podem ter uma frequência mensal ou quinzenal, a depender da rotina do animal.
Treinamento
Não é muito difícil treinar um Cocker Spaniel Inglês. Cães dessa raça costumam ser muito inteligentes e gostam de agradar seus tutores. Respondem a comandos positivos e elogios. No geral, se destacam inclusive em competições de agilidade. Apostar em petiscos e recompensas pode ajudar a treiná-los.
Nutrição
Uma alimentação rica e balanceada é importante para o desenvolvimento dos cães da raça Cocker Spaniel Inglês, especialmente para manter seus pelos bonitos e vistosos.
Ao animal é recomendado o uso de rações especiais, Premium e Super Premium, adequadas a cães de porte médio, em especial que forneçam ganho de energia, dado ao potencial ativo do animal.
O que as pessoas mais buscam sobre a raça
O que saber antes de ter um Cocker Spaniel?
Cães da raça Cocker Spaniel precisam de cuidados especiais quanto à escovação dos pelos e em especial às orelhas, que são caídas e peludas, para evitar infecções e o aparecimento de fungos. São animais muito ativos e que precisam de tutores que deem atenção a eles, com brincadeiras e passeios para evitar que fiquem entediados e destruam a casa.
Porque o Cocker Spaniel late muito?
O histórico da raça remete a cães caçadores de aves na Europa que latiam para avisar quando encontravam algum animal. Como também são cães muito ativos, vocalizam sua comunicação para o latido para avisar de novidades, como pessoas ou animais estranhos.
Qual a diferença entre o Cocker Spaniel Inglês e americano?
O Cocker Spaniel Inglês é maior e mais comprido que o Cocker Spaniel Americano. Além disso, a versão inglesa requer mais cuidados quanto à escovação dos pelos, que precisa ser diária.
O que as pessoas que têm um Cocker Spaniel Inglês em casa costumam comprar para
eles?
As pessoas que têm um Cocker Spaniel Inglês em casa costumam ter escovas especiais e rasqueadeiras para cuidar bem do pelo do animal. Além disso, apostar em shampoos e cremes específicos para animais de pelo longo pode ajudar a manter uma pelagem vistosa e macia no animal.
Dica da Casa
Como são animais muito ativos, os cães da raça Cocker Spaniel Inglês precisam de brinquedos para se manterem ocupados. Aposte em jogos interativos e objetos resistentes, uma vez que podem passar muito tempo com eles brincando. Como também são animais que gostam de explorar, faça uso de boas guias e coleiras para ter seu animal sempre por perto em atividades outdoor.