Dachshund
Difícil não se encantar pelo olhar hipnotizante do Dachshund. De quem? É que, às vezes, você já ouviu falar da raça com outro nome mais carinhoso, como Salsicha ou Salsichinha e também Cofap, a marca de peças automotivas que tinha a raça como garoto propaganda e virou sinônimo deste animal. Na Alemanha, seu país de origem, também é Teckel. O fato é que se trata de um cão inconfundível – e amável. O corpo alongado, as pernas curtinhas e as orelhas caídas são bem características. Além disso, é um cão que agrada a todos os gostos, já que varia tanto no tamanho (Standard, Miniatura e Kanichen), quanto nas cores e, ainda, no tipo de pelo (liso, duro ou longo).
Engana-se quem pensa que são apenas cães de companhia. Isso porque, na verdade, são exímios caçadores. Na Idade Média, acompanhavam caçadas em florestas em busca de texugos e outros animais subterrâneos, já que o corpo pequeno e alongado favorecia que buscassem locais mais profundos. Hoje, sim, são grandes companheiros dentro de casa, mas o instinto de buscar na terra alguma coisa pode ser visto em um hábito que conservam até hoje: farejar e cavar! Com todo esse jeitinho muito específico, vão encontrar uma coisa muito especial, que é um lugar dentro do coração do seu tutor!
Essa raça é pra mim?
O Dachshund é uma raça ideal para você que quer um cachorro amoroso, sociável e brincalhão. É um bom animal para tutores não tão experientes, uma vez que não exige muito esforço quanto à atividade física mais intensa. Porém, gostam de atenção e carinho, incluindo brincadeiras e chamegos.
Características físicas
Tamanho:
Standard – 37 a 47 cm (machos) e 35 a 45 cm (fêmeas)
Miniatura – 32 a 37 cm (machos) e 30 a 35 cm (fêmeas)
Kaninchen – 27 a 32 cm (machos) e 25 a 30 cm (fêmeas)
Peso: 3 a 9 kg;
Porte: Pequeno. Baixo, de pernas curtas. Comprido, mas compacto, bem musculoso, com atitude orgulhosa, de cabeça e expressão atenta;
Pelo: Pode ser de três tipos: curto (denso, brilhante, assentado, cerrado e áspero); duro (com exceção do focinho, sobrancelhas e orelhas, todo o corpo com subpelo, totalmente ajustado e uniforme, denso, coberto com pelos duros, presença de barba no focinho e sobrancelhas espessas); longo (pelagem lisa e brilhante, com subpelo, ajustada ao corpo, alongada na parte inferior do pescoço e do corpo, mais compridos atrás dos membros e ainda maior na parte inferior da cauda, como uma bandeira);
Cores: Grande variedade. Sólido vermelho; bicolor (preto ou marrom escuro com manchas castanhas); manchado (merle); tigrado (vermelho com listras escuras); multicolorido (javali, javali marrom, preto e castanho, marrom e castanho);
Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Comportamento
Apesar de ser um pouco teimoso, o Dachshund é um ótimo cão para se ter em casa. Isso porque é muito amigável e ativo. É um animal curioso, que dado ao seu passado, gosta de farejar coisas, cavar e enterrar. São cães leais e protetores, chegando a ser ciumentos em relação a seus tutores. Também gostam de crianças, apesar de ser recomendada a supervisão de um adulto em relação a crianças pequenas. Não gostam de estar sozinhos e se entristecem caso não ganhem a devida atenção.
Pontos fortes:
Energia
Amigável
Protetor
Amoroso
Principais atividades recomendadas: caminhadas curtas e exercício diário são recomendados, especialmente para evitar a obesidade. Brincadeiras também são muito bem-vindas, mas é preciso atenção para evitar obstáculos, como degraus, para que não machuquem a coluna.
Personalidade
Talvez a palavra que melhor define o Dachshund é amigável. Trata-se de um cão muito fácil de lidar, com personalidade dócil e temperamento equilibrado. É um cão de caça apaixonado, perseverante e rápido. Costuma se dar bem com crianças e até com outros cães, pois adora brincar e tem muita energia.
Importante saber
Saúde e bem-estar
O formato anatômico do Dachshund favorece o aparecimento de algumas doenças, sobretudo ligadas à coluna e às patas curtas. Movimentos de alto impacto podem ser prejudiciais, neste sentido, e devem ser evitados, como subir e descer escadas ou pular de alturas consideráveis. Rampas de acesso são uma boa escolha, caso deseje que o seu animal tenha acesso a alguns locais, como subir em móveis ou acessar desníveis no chão. São animais que também podem ter problemas com o peso, já que têm predisposição para engordar, o que pode contribuir para sobrecarregar sua coluna. Atenção ainda aos joelhos, alvo de luxações da patela, que podem ocasionar dores e falta de mobilidade.
Cuidados estéticos
O Dachshund não requer muitos banhos, pois costuma ser bastante limpo. No entanto, o hábito de cavar e até se enfiar em poças de lama pode requerer mais idas ao pet do que o previsto. Dachshunds de pelo longo podem ter frequência de banho um pouco maior e as três variedades da raça necessitam de escovação dos pelos regularmente (pelo duro e pelo liso uma vez por semana e pelo longo duas vezes por semana). É preciso ainda bastante atenção às orelhas, por serem caídas. Elas são mais suscetíveis a fungos e micoses e precisam de limpeza semanal com algodão e solução própria para limpeza em cães.
Treinamento
O Dachshund é um cão muito inteligente, porém muito teimoso. Isso pode fazer com que o adestramento seja mais difícil depois de adulto. Portanto, invista em treinamento e socialização desde filhote. O acompanhamento de um treinador pode ajudar bastante neste processo.
Nutrição
Por serem cães muito comuns em casas e apartamentos, muita gente pensa que pode alimentá-los com comida humana. Mas na verdade o ideal é oferecer uma ração de qualidade para seu Dachshund, para que tenha uma vida saudável e sem sobrepeso. É importante adquirir rações adequadas à idade do seu cão e oferecer porções recomendadas ao tamanho do animal e seu estilo.