Fila Brasileiro
O Fila Brasileiro é, como o próprio nome diz, um cachorro com origem no Brasil. Há relatos da raça desde o período da colonização, quando eram usados por bandeirantes para avançar pelo interior do Brasil, protegendo seus tutores e cumprindo outros trabalhos menos distintos, como a captura de escravizados. A origem da raça, no entanto, é incerta, mas acredita-se que seja uma mistura de cães bloodhound, mastim e buldogue. É a primeira raça brasileira reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI), lá no ano de 1968. De lá para cá, se popularizou por seu jeito dócil e protetor.
Nas décadas de 1980 e 1990, era inclusive muito comum encontrar cães da raça Fila Brasileiro nos lares do País, especialmente casas com grandes quintais e chácaras no interior. Isso porque são ótimos cães de guarda, ao mesmo tempo em que são grandes companheiros da família. Adotam seus tutores e os defendem a todo custo, podendo ser inclusive agressivos, caso considerem algum estranho um perigo em potencial. Infelizmente, por esse senso de valentia um tanto quanto exacerbado, chegaram a ser proibidos em alguns países como o Reino Unido. No entanto, no Brasil são sinônimos de grandes companheiros, até mesmo das crianças. O Txutxucão, que aparece ao lado da apresentadora infantil Xuxa, é um Fila Brasileiro!
Essa raça é pra mim?
O Fila Brasileiro é um ótimo cão para tutores que procuram segurança, associada com presença e companhia. É uma raça que apresenta docilidade para aqueles que estão no seu círculo de contato, ao mesmo tempo em que pode proteger seus tutores de desconhecidos, os quais considera uma possível ameaça. Por ser de porte grande, necessita de espaço e um certo nível de atividades para não se tornar um cão obeso. Mas atenção, essa dupla personalidade exige cuidados no adestramento para que você não tenha um companheiro de difícil socialização com estranhos. É um cão ótimo para chácaras e fazendas!
Características físicas
Tamanho: 65 a 75 cm (machos) e 60 a 70 cm (fêmeas);
Peso: 40 a 50 kg;
Porte: Grande. Raça tipicamente molossóide, com ossatura poderosa, figura retangular e compacta, harmoniosa e proporcional. Fêmeas exibem feminilidade bem pronunciada;
Pelo: Baixo, macio, espesso e bem assentado;
Cores: Cores tigradas, dourados, baios e pretos, podendo apresentar máscara preta. Podem ter marcações brancas nas patas, peito e ponta da cauda;
Expectativa de vida: 12 anos.
Comportamento
O Fila Brasileiro é dócil e amável. No entanto, é leal a seus tutores e bastante territorialista. Não costuma se dar bem com estranhos, podendo partir para a agressividade, caso não passe por adestramento desde filhote.
Pontos fortes:
Valentia
Lealdade
Docilidade
Excelente guardião
Espírito protetor
Principais atividades recomendadas: caminhadas longas e constantes são altamente estimuladas. Também gosta de banhos de sol.
Personalidade
O Fila Brasileiro é um cão que dá bastante atenção ao seu dono. Por tanto zelo, costuma ter um instinto de proteção bastante aguçado, do tipo proteção a todo custo, o que pode significar ataques a estranhos, caso não seja adestrado corretamente. No entanto, é um cão bastante obediente e inteligente. Pode se dar bem com crianças desde que acostumado ao longo do tempo, sendo um possível grande companheiro para a vida. Inclusive fez parte da infância de muitas crianças brasileiras das décadas de 1980 e 1990, que o tinham por companhia.
Importante saber
Saúde e bem-estar
O Fila Brasileiro é um cão robusto e de boa saúde. Não costuma apresentar grandes problemas de saúde, salvo casos de otites e de obesidade, o que pode causar problemas nas articulações, incluindo displasias de cotovelo e coxofemoral (espécie de encaixe “errado” da articulação do quadril). Também é um cachorro que pode babar, o que requer cuidados com a higiene da boca.
Cuidados estéticos
É um cão que requer banhos moderados, sendo recomendável o uso de shampoos condizentes à raça, que valorizem o brilho dos pelos curtos e espessos. Há pouca queda nos pelos, e uma escovação semanal é suficiente para manter seu cão em bom estado. Como possui rugas em sua face, é necessária certa atenção com a utilização de produtos que auxiliem na limpeza e evitem a proliferação de fungos e bactérias.
Treinamento
É muito importante que além do adestramento, o Fila Brasileiro tenha ao seu alcance atividades de estímulo, como brinquedos que possam ser utilizados para morder, jogar ou puxar, pois favorecem o gasto de energia e a limpeza dos dentes. É preciso tomar cuidado, no entanto, com a força do animal, uma vez que brincadeiras mais brutas podem machucar idosos e crianças.
Nutrição
A dieta do Fila Brasileiro deve ser composta por rações adequadas ao porte e idade do animal, preferencialmente recomendadas por médicos veterinários, que deverão ainda orientar quanto à quantidade de refeições e tamanho das porções de acordo com cada animal. Como é um cachorro que pode ganhar sobrepeso, não é recomendado oferecer doces e carboidratos, presentes na alimentação humana. Petiscos caninos são recomendados e podem ajudar, inclusive, no adestramento e socialização.