Husky Siberiano
Difícil não se apaixonar por um Husky Siberiano! É um cão bonito, de aparência ao mesmo tempo imponente e delicada. Tanto que já foram escalados para participarem de diversas produções Hollywoodianas, sobretudo aquelas com neve. E apesar da cara de mau, não tem nenhum parentesco com lobos, dos quais lembram na aparência, apesar de bem menores. Aliás, falando em neve, são originários da Sibéria, de tribos pré-históricas (povo Chukchi) que adestraram esses cães para utilizá-los no dia a dia e no enfrentamento às baixas temperaturas. Conseguem suportar até 30 graus negativos!
Ficaram famosos inclusive nos países mais gelados do globo. E no Alaska, nos Estados Unidos, passaram a ser os queridinhos da vez, não só pela fofura, mas por protagonizarem o salvamento de um povoado isolado que vivia uma epidemia de difteria, cujo salvamento só foi possível por causa de uma matilha de Huskies Siberianos que conseguiu levar a medicação a tempo. O líder dessa matilha, inclusive, ganhou uma estátua em sua homenagem no Central Park, em Nova Iorque. Quem tem um Husky Siberiano tem um amigo para a vida!
Essa raça é pra mim?
Se você se imagina andando de bicicleta ou correndo com um Husky Siberiano ao seu lado, essa raça é para você. Só tome cuidado para não ser arrastado por ele, é um cão médio, mas de muita energia, acostumado a percorrer longas distâncias transportando cargas. É ideal para famílias, já que também tem em seu instinto viver em grupos, até mesmo puxando trenós. Tem uma personalidade dócil e um pouco barulhenta, sendo às vezes teimoso. Mas em geral é um amor até com desconhecidos. Exige espaço e cuidados como muros altos ou cercas, já que gosta de correr livre pela natureza.
Características físicas
Tamanho: 53,5 a 60 cm (machos) e 50,5 a 56 cm (fêmeas);
Peso: 15 a 28 kg;
Porte: É um cão de trabalho, de porte médio. Rápido e leve, de corpo compacto com pelagem densa, orelhas eretas e cauda em pincel. Proporções e formas equilibram força, velocidade e resistência. Machos são bem masculinos (não grosseiros) e fêmeas bem femininas (sem fragilidade);
Pelo: Pelagem dupla, de comprimento médio e aparência peluda, sem esconder linhas de definição do cão. Subpelo macio e denso, desenvolvido para suportar baixas temperaturas. Pelos externos são retos e suaves. Há pelos entre as patas;
Cores: Preta, cinza, cor de cotia, zibelina, vermelho e branco. Cores sólidas ou em série de tons. Os olhos podem ser marrons, azuis ou um de cada cor (heterocromia);
Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Comportamento
O Husky Siberiano é um cão acostumado à companhia, já que a raça originalmente vive em bandos, e foram domesticados no passado para conviver com famílias na Sibéria que os utilizavam em casa para diversos afazeres, que incluíam desde caça e transporte até companhia. No entanto, não são muito fáceis de treinar, nem para atuar como cães de guarda, uma vez que são muito dóceis. Não costumam latir, mas uivam com frequência, o que pode transformá-los no terror da vizinhança. Gostam de brincar, especialmente cabos de guerra. E é bom dar atenção ao seu Husky Siberiano, do contrário, se entediado, pode ser um grande destruidor de objetos.
Pontos fortes:
Resistência
Energia
Docilidade
Beleza
Independência
Principais atividades recomendadas: São cães acostumados a correr, então passeios com bike junto ao Husky Siberiano, ou corridas, bem como brincadeiras com cordas são altamente recomendadas.
Personalidade
Apesar da cara de mau, lembrando um lobo, o Husky Siberiano é muito dócil e brincalhão. Não são animais muito adeptos ao treinamento, mas gostam muito de atividades que envolvam o ar livre. São ótimos companheiros para famílias e gostam inclusive de crianças e de outros animais do mesmo porte. No entanto, é preciso cuidado com animais menores, já que podem encará-los como caça. Apesar de serem apegados à família, não são protetores, inclusive baixando a guarda para brincar com estranhos. Se contrariados, podem ser teimosos e orgulhosos.
Importante saber
Saúde e bem-estar
O Husky Siberiano costuma ter boa saúde e apresentar poucos problemas. No entanto, é preciso ter atenção aos olhos, que podem variar para tons claros e apresentar problemas como glaucoma, o que pode levá-los à cegueira. Também é preciso atenção ao quadril, por poderem desenvolver displasia coxofemoral (má formação das articulações do quadril). Importante assim, manter uma rotina de consulta ao médico veterinário para garantir a saúde do seu companheiro.
Cuidados estéticos
Assim como os gatos, os Huskies Siberianos costumam fazer sua higiene por conta própria. No entanto, como possuem muito pelo, uma ou duas escovações semanais são importantes para manter o animal limpo. Banhos são raros, sendo ideal mensalmente ou a cada dois meses. Na época da muda de pelos, é preciso redobrar a atenção com os banhos e é muito importante secar bem o animal, para evitar fungos e outros problemas de pele.
Treinamento
Muito teimoso, o Husky Siberiano não gosta muito de treinamento. Caso seja do desejo de seu tutor, é importante estabelecer uma rotina ainda filhote. Costumam ser teimosos.
Nutrição
A alimentação ideal para um Husky Siberiano é baseada em rações Super Premium, com uma dieta estabelecida de preferência por um médico veterinário. Não são animais comilões, já que originalmente foram adaptados para viver em condições extremas, poupando energia. Por isso é importante dosar a quantidade certa para evitar problemas de sobrepeso.