Maltês
De caçador de ratos em portos do Mediterrâneo a cão de companhia de damas romanas, o Maltês talvez seja um dos cães que melhor evoluiu no quesito bem-estar na história. Considerada uma das raças mais antigas existentes, o Maltês tem sua origem na Antiguidade Clássica, na República de Malta, onde era utilizado para caçar ratos e outros roedores em portos. Há registros deste cão em esculturas gregas do século V, bem como em pinturas egípcias, sendo um animal adorado na época. Levado por marinheiros para outros países como moeda de troca, se popularizou mundo a fora, ganhando o colo de figuras importantes, incluindo a rainha Elizabeth I da Inglaterra.
De tamanho pequeno e pelagem branca e sedosa, o Maltês se tornou uma das raças mais atrativas para diversos tipos de tutores. Além disso, seu espírito brincalhão e sociável faz com que esteja no centro das atenções por onde passa, lugar o qual ama estar. Difícil não se encantar por um Maltês.
Nome no país de origem: Maltese
Classificação FCI/CBCK: Grupo 9 - Cães de Companhia
Essa raça é pra mim?
O Maltês gosta de ser paparicado e ganhar atenção. Então se você está disposto a oferecer carinho e cuidado, brincando, treinando e também passeando com seu Maltês, essa raça é para você. Além disso, se você tem uma família grande e diversa, o Maltês será perfeito. Ele ama a todos, de crianças a idosos, incluindo outros animais.
Faz a festa na vizinhança. Mas tome cuidado, tamanha popularidade também significa muito barulho para administrar. É um dos cães que mais gosta de latir, ou seja, vai precisar de todo o seu carisma para se sobressair e conquistar os vizinhos que podem talvez reclamar da “festa” que ele apronta todos os dias.
Características físicas
Tamanho: 21 a 25 cm (machos) e 20 a 23 cm (fêmeas)
Peso: 3 a 4 kg
Porte: Pequeno, corpo alongado. Coberto por uma pelagem branca muito longa. Muito elegante com um distinto e orgulhoso porte da cabeça
Pelo: Denso, brilhante, lustroso – caindo pesadamente e de uma textura sedosa, muito longa sobre todo o corpo; reto sobre todo seu comprimento, sem sinal de ondulação ou caracol. Sobre o tronco, deve ser mais longo do que a altura da cernelha e cai pesadamente para o solo, como uma capa bem colocada sobre o tronco sem se abrir ou formar flocos ou mechas. Flocos ou mechas são aceitáveis nos membros anteriores, do joelho à pata. Não tem subpelo. Na cabeça, o pelo é muito longo, como também, no focinho onde ele se mistura com o pelo da barba, também no crânio de onde ele cai até misturar com o pelo das orelhas. Na cauda, os pelos caem para trás de um lado do corpo, quer dizer, sobre um dos flancos e sobre as coxas, de um comprimento que atinge os jarretes
Cores: Branco puro, mas um pálido tom de marfim é permitido. Manchas pálidas de sombra laranja são toleradas, mas não desejadas e constituem uma imperfeição
Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
Comportamento
O Maltês é muito enérgico e brincalhão. Gosta da atenção de todos e está sempre disposto a estar em contato com quem estiver por perto. No entanto, caso não receba a atenção desejada, pode sofrer de ansiedade e se tornar destrutivo, além de latir bastante. Pode ser teimoso também, mas tal característica não diminui seu amor por seus tutores.
Pontos fortes:
Fofura
Sociabilidade
Alegria
Inteligência
Principais atividades recomendadas:passeios diários são recomendados para que ele possa praticar exercícios e não ganhar sobrepeso, além de socializar com pessoas pelo caminho e até outros animais.
Personalidade
O Maltês se dá bem com todos, de crianças a idosos. Adora ficar no colo e brincar até com estranhos. No entanto, espere por um show de latidos sempre que conhecer pessoas novas. Até se acostumar, pode ser que ele faça o show. Também é importante se atentar ao cuidado com esses cães, especialmente quando brincam com crianças menores, para que não puxem seus pelos, que costumam ser finos e longos e se embaraçar com facilidade. No geral, são muito carinhosos e companheiros.
Importante saber
Saúde e bem-estar
A saúde do Maltês costuma ser muito boa. No entanto, cães dessa raça podem nascer com problemas cardíacos que se desenvolvem com o passar do tempo, como a má formação do canal arterial. Caso observe cansaço excessivo, dificuldade em respirar ou outro sintoma diferente no seu cão, procure o médico veterinário. Outro problema de nascença que pode se agravar é a luxação da patela, que pode afetar a mobilidade do Maltês.
Cuidados estéticos
Apesar de não ter grandes problemas de saúde, é muito importante a atenção com a pelagem do Maltês. Seus pelos costumam ser finos e compridos, o que favorece o embaraço e podem causar dor no animal. Escová-los diariamente é fundamental para mantê-lo não apenas bonito, como também saudável. O uso de cremes para pentear feitos especialmente para a raça pode facilitar o trabalho do tutor nesse sentido.
Banhos seguido de secagem e escovação também são recomendados. Importante, ainda, a escovação dos dentes para evitar o tártaro e o corte das unhas, para que não se quebrem próximo à raiz.
Treinamento
Caso não seja educado desde filhote, o Maltês pode crescer teimoso e valente, desenvolvendo comportamentos indesejados, incluindo a destruição de objetos, se contrariado. O adestramento feito por um profissional é altamente recomendado. Em casa, também podem ser ensinados truques, recompensados com petiscos e palavras positivas.
Nutrição
Muito enérgico, o Maltês também tem tendência a comer muito. No entanto, é preciso atenção para evitar o sobrepeso, oferecendo ração de qualidade, própria para seu tamanho e em quantidades corretas. Além disso, é importante evitar a quantidade exagerada de petiscos como recompensa.
O que as pessoas mais buscam sobre a raça
É bom ter um Maltês?
É ótimo ter um Maltês em casa. São muito companheiros, alegres e brincalhões. Adoram estar junto a seus tutores e também socializam com facilidade com outras pessoas e até com outros animais. Além disso, são lindos, com sua pelagem branca e macia.
Qual a diferença entre Shih Tzu e Maltês?
O Maltês é menor que o Shih Tzu e, além disso, sua pelagem é exclusivamente branca. Apesar de parecidos, suas origens também são diferentes. O Maltês é originário da ilha de Malta, já o Shih Tzu tem origem na China.
Qual o nível de inteligência do Maltês?
O Maltês ocupa a 59ª posição no ranking de inteligência canina. É considerada uma inteligência média, que pode ser traduzida em comportamento ativo, mas que necessita de treinamento.
Porque o Maltês late tanto?
O latido é a forma de se comunicar do Maltês. Ele costuma latir muito para socializar e também caso se sinta contrariado em algum momento. Também é possível que ele lata caso fique muito tempo sozinho ou ansioso.
O que as pessoas que têm um Maltês em casa costumam comprar para eles?
As pessoas que têm um Maltês em casa costumam ter escovas e luvas para escovar o pelo de seus cães, que necessitam de escovação diária. Também podem fazer o uso de cremes para pentear específicos para a raça. Além disso, compram brinquedos, como pelúcias e mordedores, já que são muito brincalhões.
Dica da Casa
O Maltês é lindo e apostar em acessórios para embelezar ainda mais seu pelo é uma boa pedida. Também vale o investimento em camas macias e confortáveis para que ele fique bem instalado em casa e não diretamente no chão. Mantas e cobertores também podem ser um bom investimento.