Poodle
A origem do Poodle é incerta. Há relatos antigos, de mais de 400 anos, em pinturas e cerâmicas na França e na Alemanha. A vertente francesa diz que são originais da raça Barbet, onde era chamado de “caniche”. Já na Alemanha, eram chamados de “pudel” ou cão d’água, tendo inclusive seu pelo adaptado por meio de tosas para a flutuação em lagos e rios. A raça foi sendo modificada ao longo do tempo até chegar nas atuais quatro versões existentes (Gigante, Médio, Anão e Toy). De acordo com a história, o Poodle Toy foi criado por volta do ano 1400 para ser uma miniatura adaptada aos gostos da nobreza francesa.
A raça já foi utilizada como companhia, caçadora das águas, farejador de trufas, como cães de estimação e até de circo, quando os ciganos começaram a treiná-los para apresentarem truques e entreter a plateia. Aliás, aprendem rápido. São muito inteligentes e já conquistaram diversos famosos ao longo da história. De Beethoven a Rihanna, Elvis a Walt Disney, os Poodles conquistaram os corações de uma legião de fãs. Com seu pelo macio e bem volumoso é bem visto aos olhos e encanta lares de todo o mundo com sua energia, vivacidade, inteligência e carinho.
Essa raça é pra mim?
O Poodle é um dos melhores cães de companhia para os mais diferentes lares. Por se apresentar em quatro tamanhos possíveis (grandes, médios, anões e toys), se adapta a lares de estilos bem variados, de grandes casas a apartamentos. Por ser muito inteligente e enérgico, exige certo nível de atenção, com atividades e brincadeiras. Não gosta de ficar sozinho por muito tempo, afinal é sinônimo de amor junto à sua família.
Características físicas
Tamanho: 45 a 60 cm (Poodles Grandes); 35 a 45 cm (Poodles Médios); 28 a 35 cm (Poodles Anões) e 24 a 28 cm (Poodles Toys);
Peso: 02 a 38 kg;
Porte: Cão de tipo mediolíneo, harmoniosamente construído, dando uma impressão de elegância e altivez. Possui cauda de inserção bem alta, no nível da linha superior;
Pelo: Pode ser cacheado ou encordoado. Pelo cacheado é abundante de textura fina, lanoso, bem ondulado, elástico e resistente. Pelo encordoado é de textura fina, lanoso e fechado, formando cordões bem característicos;
Cores: Pelo é unicolor. Pode ser preto, branco, marrom, cinza e fulvo (do claro ao avermelhado);
Expectativa de vida: 12 a 18 anos.
Comportamento
O Poodle é muito inteligente e pode usar isso para o bem ou para o mau. Por isso, é importante que ele seja socializado e treinado desde filhote, estimulando-o com palavras positivas, recompensas e petiscos. Costuma se dar bem com crianças e outros animais, mas é bom não deixá-los sozinhos juntos. Costuma ser muito protetor com seus donos e também pode atuar como cão de guarda protegendo seus lares. Caso fique muito tempo sem companhia, pode se tornar destruidor.
Pontos fortes:
Inteligência
Energia
Carisma
Alegria
Segurança
Principais atividades recomendadas: passeios e brincadeiras são altamente recomendados a Poodles. Possuem muita energia e demandam atenção de seus tutores.
Personalidade
Considerada a segunda raça de cães mais inteligentes do mundo, o Poodle aprende rápido. Mas o cuidado com o treinamento é necessário para que ele não aprenda maus hábitos. Como adora a companhia de seus tutores, pode ser boa companhia para crianças. O Poodle Gigante costuma ser mais calmo e tranquilo.
Importante saber
Saúde e bem-estar
Apesar da alta expectativa de vida no mundo canino, o Poodle está sujeito a algumas doenças que merecem cuidado especial e uma visita constante ao médico veterinário. Os cães menores podem sofrer com luxação patelar, doença que dificulta a caminhada, mas que tem tratamento. Cachorros mais velhos tendem a desenvolver catarata, perdendo a visão caso não seja tratada. Ainda em relação aos olhos, é preciso ficar atento à atrofia progressiva da retina (APR), que pode levar também ao entrópio (pálpebra invertida). Outra doença a qual a raça está sujeita é a doença de Addison que pode causar atrofia de glândulas dos rins. Os sinais incluem depressão, falta de apetite, vômitos, diarreia, fraqueza, tremores e perda de peso. Atenção também ao coração, devido a algumas condições genéticas.
Cuidados estéticos
Banhos são recomendados duas vezes ao mês. Já os cuidados quanto ao pelo, incluem apará-los periodicamente. Pelos mais compridos devem ser escovados pelo menos a cada dois dias para evitar nós, que além de causar uma má aparência, também podem ser doloridos. Importante também cortar as unhas a cada quinze dias para evitar que quebrem na raiz e causem machucados. Escovação dental mensal também é muito recomendada para se evitar o tártaro.
Treinamento
Como o Poodle é muito inteligente, treiná-lo não será difícil. Mas é importante que, caso seja feito por um especialista, o tutor também esteja presente. Desde pequenos, truques simples podem ser ensinados, evoluindo gradualmente. No passado, os Poodles eram treinados inclusive por nobres para dançarem conforme a ordem de seus tutores.
Nutrição
Por ser uma raça muito popular, é muito comum que alimentos humanos sejam oferecidos aos Poodles. Mas essa prática não é recomendada! O correto é o uso de rações específicas para a raça, de acordo com sua idade, com porções customizadas segundo o tamanho e perfil. Petiscos e guloseimas caninas são bem-vindas, especialmente como recompensas durante treinamento ou na execução de truques.
Dica da casa
Como a escovação do pelo do Poodle é muito importante para evitar que se embaracem e criem nós, que além de serem difíceis de desmanchar são dolorosos para o animal, ter opções de escova para pelos adequada ao animal é muito importante. Aposte em escovas de cerdas macias, além de produtos específicos para deixar o pelo sempre limpo, cheiroso e bem escovado.