Pug
Pug Raça: Pug
Nome no país de origem: Pug
Classificação FCI/CBCK: Grupo 9
Cão de Companhia Originário da China, o Pug é uma raça tipicamente de companhia. E se antes esses cães amavam figurar junto aos imperadores chineses da disnatia Han, agora se divertem fazendo a alegria de várias famílias que os adotam, especialmente em apartamentos, onde se adaptam bem por serem locais mais arejados, não dependendo de muito espaço. Foram levados da China para a Europa pelos holandeses e de lá ganharam popularidade por todo o mundo. A esposa de Napoleão, Josephine, tinha um pug, o Fortuna, no qual escondia mensagens secretas em sua coleira.
São cães extremamente amorosos que adoram ficar no colo de seus tutores distribuindo lambidas de carinho. Não exigem muito tempo de exercício físico, uma vez que tem problemas que os impedem de grandes esforços, mas adoram brincar e serem cuidados com a devida atenção que merecem.
Essa raça é pra mim?
O Pug é uma raça fácil de ser cuidada, do ponto de vista da atenção. Como são cães de companhia, querem ter seus tutores por perto, mas não demandam muito tempo de caminhadas outdoor, como outras raças. Pelo contrário, são os típicos cães de apartamento e se dão bem inclusive com famílias com crianças. É importante, no entanto, adestrá-los desde filhotes para não crescerem muito imperativos quanto às suas vontades. Apesar disso, não gostam de ficar sozinhos e são ótimos, por exemplo, para adeptos do trabalho home-office.
Características físicas
Tamanho: 20 a 30 cm
Peso: 6 a 8 kg
Porte: Quadrado e robusto, forma compacta, com suas bem ajustadas proporções e sua musculatura rija, mas nunca deve ter nem patas curtas ou ser pernalta
Pelo: Fino, liso, macio, curto e brilhante. Nem áspero nem lanoso
Cores: Prata, abricó, fulvo ou preto. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, o traço e a máscara. Marcas claramente definidas. O focinho ou máscara, orelhas, sinais nas bochechas, marca do polegar ou diamante na testa e o traço devem ser o mais preto possível Expectativa de vida: 12 a 15 anos
Comportamento
O Pug ama estar junto do seu tutor e o acompanha em casa para qualquer canto que ele vá. São muito amáveis e dóceis, inclusive com crianças, idosos e outros animais. Gostam de companhia e detestam estar sozinhos. Tanto que se ficam muito tempo isolados tendem a ficar deprimidos e a sofrer da ansiedade da separação, destruindo objetos como chinelos, lixeiras, entre outras coisas. Mas se recebem a atenção devida, distribuem lambidas com gosto. Estão entre os maiores beijoqueiros do mundo canino.
Pontos fortes:
Companhia
Docilidade
Fidelidade
Sociabilidade
Principais atividades recomendadas: Pugs são preguiçosos, mas gostam de brincar.
Pequenas caminhadas e brincadeiras com moderação são recomendadas para que não se cansem muito.
Personalidade
Pugs gostam de carinho e são muito sociáveis. Talvez por isso estejam sempre ao lado e até em cima de seus tutores. Querem sempre tê-los por perto. Costumam segui-los pela casa. São um pouco teimosos, mas podem ser ensinados a obedecer desde filhotes.
Importante saber
Saúde e bem-estar
A saúde do Pug não é a mais exemplar. Isso porque, infelizmente, cães dessa raça estão sujeitos a alguns problemas. O primeiro deles é em relação à respiração. São cães de focinho achatado (síndrome braquicefálica), que faz com que tenham a respiração curta e dificuldades de respirar em ambientes muito úmidos. Esforço demais nem pensar! Além disso, como possuem muitas rugas, estão sujeitos a problemas de pele, por isso é muito importante a higiene, com a limpeza com um pano úmido e secagem na sequência. Também são animais com grande probabilidade de problemas nos olhos, que podem se ressecar com facilidade e desenvolver ceratoconjuntivite. Por isso, atenção a sempre cuidar da limpeza e do local onde eles frequentam na casa. Por fim, atenção à obesidade, para evitar outras complicações de saúde decorrentes do ganho de peso.
Cuidados estéticos
Evite o excesso de banhos, mas sempre cuide da limpeza do Pug, especialmente das dobras e rugas para evitar dermatites. Como seu pelo é curto e cai com facilidade, a escovação frequente é recomendada para a retirada de pelos mortos e evitar que se espalhem pela casa. Atenção também ao corte das unhas para evitar que se machuquem.
Treinamento
O adestramento é importante para o Pug se desenvolver obediente e ainda mais sociável. Truques podem ser ensinados a esse cão, por serem inteligentes e aprenderem com facilidade. Não são recomendados petiscos como recompensa pela tendência a engordarem. Palavras positivas e brinquedos podem ser melhores estímulos no aprendizado.
Nutrição
Como são cães com tendência ao sobrepeso, é muito importante uma dieta balanceada, recomendada por um veterinário para que sejam oferecidas refeições ricas nos nutrientes necessários aos Pugs. Rações adequadas à raça podem ser encontradas e devem ser oferecidas de acordo com a rotina do cão. Petiscos não são recomendados, mas pode-se optar por brinquedos que tenham cheiro de comida, como ossos mastigáveis.
O que as pessoas mais buscam sobre a raça
É difícil cuidar de Pug?
Não é difícil cuidar de um Pug. São cães que não exigem muita atenção com longos passeios ao ar livre, por exemplo. Mas é importante observar bem a saúde do animal, sobretudo aspectos como sobrepeso e problemas de pele ou nos olhos.
Qual idade Pug vive?
A expectativa média de idade de um Pug é entre 12 a 15 anos. Depende muito dos cuidados de seus tutores com a saúde do animal, que está propenso a desenvolver doenças como sobrepeso.
Quais as vantagens de ter um Pug?
Com um Pug você nunca estará sozinho. São excelentes animais de companhia, muito dóceis e fiéis. Vão onde seus tutores estão e gostam de segui-los e distribuir lambidas sempre que possível.
O que deixa o Pug feliz?
Pugs são cães sociáveis e gostam de interação para se sentirem felizes. Brincadeiras com seus tutores e até com outros animais são importantes para se sentirem felizes. Se sentem tristes quando ficam muito tempo sozinhos.
O que as pessoas que têm um Pug em casa costumam comprar para eles?
As pessoas que têm um Pug em casa costumam ter luvas para escovarem o pelo de seus animais e evitar que caiam e se espalhem pela casa. Também compram brinquedos para estimulá-los e brincar com eles em casa.
Dica da Casa
Como são cães que se adaptam bem em apartamentos, uma boa dica para tutores de Pug é investir em camas macias e confortáveis para seus animais. Também são adeptos a roupas para cães que os deixam mais quentes e estilosos.